quinta-feira, 20 de maio de 2010

Cesário Verde

Poeta português (1855 - 1886). Nascido em Lisboa, Portugal no dia 23 de fevereiro.
Suas obras mais conhecidas são: "Contrariedades" (1876), "Num Bairro Moderno" (1877), "Em Petiz" (1878) e "O Sentimento dum Ocidental" (1880). (Clique no título para ler o poema).


Muitos críticos literários o classificam como um poeta realista, mas é muito difícil classificá-lo como tal. Pois, Cesário é um poeta transitório, sua obra contém características realistas bem como naturalistas, parnasianas e impressionistas.
“Segundo característico da objetividade poética é aquilo que podemos chamar a plasticidade; e entendemos por plasticidade a fixação do visto ou ouvido como exterior, não como sensação, mas como visão ou audição. Plástica nesse sentido, foi toda a poesia grega e romana, plástica poesia dos parnasianos, plástica (além de epigramática e mais) a de Victor Hugo, plástica, de novo modo, a de Cesário Verde. A perfeição da poesia plástica consiste em dar a impressão exata e nítida (sem ser exatamente epigramática) do exterior como exterior, o que não impede de, ao mesmo tempo, o dar como interior, como emocionado.” (Pessoa 1974: 384, 385)
A poesia cesariana é transitória no sentido em que capta e descreve o exterior (Realismo) utilizando-se de uma linguagem coloquial e objetiva, muitas vezes retratada através da agressividade, violência e do erotismo (Naturalismo). Essa linguagem é esculpida em busca de uma perfeição formal (Parnasianismo), e os fragmentos da realidade são recriados através do olhar do poeta que o descreve de maneira subjetiva, permitindo assim, impressões e sugestões da realidade (Impressionismo).


Para informações mais detalhadas sobre a obra cesariana sugiro que se faça uma ampla pesquisa em bibliotecas. Este post é apenas um breve conhecimento sobre Cesário Verde.

0 comentários:

Postar um comentário